Caio César
Engraçado como o mundo move-se ao seu redor e você nem percebe, pois a sua ainda frágil criatura está tentando se adaptar a um mundo que é tão seu quanto foi, é, e até que eu volte ao pó, será meu.
Considero-te meu novo amigo, não desses novos companheiros que se diluem no ar, mas aquele que a gente sente que é pra sempre e sabe que podemos contar, nem que seja pra comer do bolo de aniversário de um aninho de idade que você será o anfitrião da festa e mesmo assim não terá noção do que é aquele barulho que te incomoda tanto. Se eu fosse tentar te explicar a algazarra que você escutará, eu diria que são os amigos que impuseram como seus naquele momento.
Você me perguntaria: Impuseram?
Eu responderia: Sim
Você nem imagina a ideologia, conjunto de idéias, pensamentos, doutrinas que rege nossa presença nesse planeta. A escola, lugar onde você amará ou terá repúdio para o resto da vida, dirá a você o que é certo ou errado no seu papel na sociedade como estudante, a igreja dirá o que é sensato ou insensato na sua posição de cristão e até seus pais (pois é! não se decepcione) dirão o que você deve ou não fazer enquanto filho, e o engraçado de tudo isso é que muitas vezes se sentirás um objeto, digo-te, é normal. Te assustei? Não era minha intenção como seu novo amigo (isso imposto por mim), amigos aqui na terra quando são de verdade servem para isso, você ainda terá um melhor amigo que você mesmo o irá definir como tal, nisso você é livre.
Aqui na Terra, não existe pessoas perfeitas, acredite, o ser humano vive uma luta diária para sobreviver ao pecado que assola nossas mentes. Pecado? Explico. Olha só, você um dia inconscientemente falará um pouco mais alto com seus pais e a primeira coisa que você escutará vai ser: “Caio isso é pecado”, ou seja, você fez algo que por algum motivo não deve ser feito. Entendes?
Quanto a perfeição, não cresça por minha culpa achando que tudo é falho, pois não foi isso que quis dizer. Na Terra, não existe a perfeição, mas você ouvirá falar de uma força maior que nos criou e ele sim foi perfeito em tudo que fez. Irá respeitá-lo e agradecer cada dia que ele te dá para você cumprir sua jornada. Pode chamá-lo Deus, o poder da palavra você não definirá nunca, mas sentirás dentro de ti.
Quando você chegou o mundo parou, não bem o mundo, exagerei, mas algumas pessoas, estas que farão parte do seu elo familiar. Mas o que é família? Bem, é um grupo de pessoas que você chamará de Pai e Mãe (os maios importantes de nossas vidas), avós, tios, primos até que não venham seus irmãos e futuramente sobrinhos, seu eu me prolongar mais um pouco você ainda ouvirá falar de cunhados, genros, noras, e isso te trará uma dor de cabeça enorme. Muitas vezes eles te farão sentir injustiçado e abandonado, mas isto não acontece, como todo ser humano você sofrerá um mal da insatisfação, mas tente de hoje superar ou mesmo controlar isso. Depois te ensino, já tenho umas tácticas.
Não posso esquecer-me de dizer que você terá momentos inesquecíveis e os chamará de “Os melhores dias da minha vida” e uma verdade que não deve ser ocultada é que eles só acontecem uma vez e nunca mais voltam da mesma forma, então, aproveite, se está feliz sorria, grite e dance se quiser (lembre-se você é livre para algumas coisas), o que menos importa é o que as pessoas irão pensar da sua felicidade, mas sim o que você está sentindo.
Uma das grandes questões que te fará perder noites de sonos vão ser as decisões que irás tomar: Qual time torcer? A quem vais pedir permissão (entre seu pai e sua mãe) pra fazer algo? Qual curso quer fazer na universidade? Com quem vai casar? E a pior de todas: Quem sou eu? E para essa questão você terá muitas respostas. Abro-lhe algumas delas. Você será o Caio (até que não perca esse nome por outro que muitos ousam em chamar de carinhoso e que você aceita por na maioria das vezes por educação) dos seus avós, da tia Aline, das primas que te acham o máximo (cuidado no orgulho), dos amigos que serão importantes para ti e das pessoas que se preocupam com você.
É tudo muito complicado, o ser humano é falho e você vai se reconhecer, afinal é um de nós.
O último conselho que eu te dou, como seu amigo que ainda desejo ser, é que você não se preocupe, tudo acontecerá no momento exato e saberás lhe dar com cada situação.
Aproveite hoje, os mimos que te dão cobrando de ti um sorriso, o colchão e as roupas perfumadas cuidadas por sua mãe, as horas disponíveis de sono para seu descanso. Mas, imprima tudo isso em sua mente (mesmo sabendo que é impossível para você fazer isso), pois como eu já te falei, irá ter momentos inesquecíveis que você os chamará de “Os melhores dias da minha vida” e estes são um deles.
Júlio César Araújo
27-09-2008
Leia Mais